Santa Ceia

Santa Ceia

História da IPJ


História da Igreja Presbiteriana de Jataí

A Igreja Presbiteriana Central de Jataí (IPJ) teve início com a chegada da família de Rafael Alves Pereira, vinda de Araguari (MG), em 1924. Essa família fixou residência numa fazenda a três léguas e meia de Jataí (GO). Em 1925, vinda também de Araguari, a família de Rosalvo Goulart fixou residência perto do Rio Corrente e, naquele mesmo ano, o rev. James Woodson, proveniente também da cidade mineira, foi visitálos.
O trabalho em Jataí pode ser registrado também com as visitas feitas pelo rev. Ashman Clarke Salley, missionário norte-americano, da South Brazil Mission of the Presbyterian Church in the United States of America, que depois recebeu o nome de Missão Brasil Central. O rev. Ashman morava em Alto Araguaia (MT) e visitava Jataí, Rio Verde e redondezas. Em 1930, o rev. Salley, como era chamado, foi nomeado missionário-evangelista do Sudoeste de Goiás. Deu um novo impulso ao trabalho em Jataí e, em 1931, mudou-se com sua esposa Sara Salley, em definitivo, para a cidade.
Em 1940, o rev. Donaldo F. Schroeder e sua esposa Helena Schroeder assumiram o trabalho de Jataí e do campo Sudoeste de Goiás. Esse casal, dentre outros trabalhos, organizou uma biblioteca e uma escola primária, hoje o Instituto Samuel Graham. Contudo, voltaram para os Estados Unidos devido a uma enfermidade de Helena. A igreja sentiu muito a partida desse casal e da família Salley, mas, como dizia o rev. Robert Lodurich, “a luz do evangelho não se apagou, ficando acesa pelos esforços dos poucos fiéis dirigidos pelo novo crente, Sebastião Herculano de Souza”. Ele pastoreou a igreja até outubro de 1941. Então, o rev. Robert Lodurich foi visitar os crentes e mudou-se para Jataí em junho de 1942, inaugurando o templo em 11 de outubro de 1942.
Com muito zelo e trabalho, a congregação conseguiu a sua organização eclesiástica no dia 1º de dezembro de 1946, e na ocasião foram eleitos os dois primeiros presbíteros: Herculano Modesto de Souza e Sebastião Herculano de Souza. No mesmo dia, aconteceram as profissões de fé de dez pessoas, totalizando 41 membros. Nesses 86 anos de história, IP de Jataí, pela graça de Deus, organizou as IPBs Betânia e Betel, a Congregação Filadélfia e a Congregação Jacutinga.
Hoje, a IP Central de Jataí tem dois pastores, os reverendos Edson Souza Gonçalves (titular), Jurandir Orestes de Meneses (pastor da Congregação Filadélfia e capelão do Instituto Samuel Graham). Louvamos a Deus por esses 64 anos de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Brasil Presbiteriano