Santa Ceia

Santa Ceia

História


A Igreja Presbiteriana de Jataí (IPJ) teve início com a chegada da família de Rafael Alves Pereira, vinda de Araguari (MG), em 1924. Essa família fixou residência numa fazenda a três léguas e meia de Jataí (GO). Em 1925, vinda também de Araguari, a família de Rosalvo Goulart fixou residência perto do Rio Corrente e, naquele mesmo ano, o Rev. James Woodson, proveniente também de Araguari, foi visitá-los.

O trabalho presbiteriano em Jataí pode ser registrado também com as visitas feitas pelo Rev. Ashman Clarke Salley, missionário norte-americano, da South Brazil Mission of the Presbyterian Church of the United States of America, que depois recebeu o nome de Missão Brasil Central. O Rev. Ashman morava em Alto Araguaia (MT) e visitava Jataí, Rio Verde e redondezas.

Em 1930, o Rev. Salley, como era chamado, foi nomeado missionário evangelista do Sudoeste de Goiás. Deu um novo impulso ao trabalho em Jataí e, em 1931, mudou-se com sua esposa Sara Salley, em definitivo, para a cidade.

Em 1940, o Rev. Donaldo F. Schroeder e sua esposa Helena Schroeder assumiram o trabalho de Jataí e do campo Sudoeste de Goiás. Esse casal, dentre outros trabalhos, organizou uma biblioteca e uma escola primária, hoje o Instituto Samuel Graham. Contudo, voltaram para os Estados Unidos devido a uma enfermidade de Helena. A Igreja sentiu muito a falta deste casal e da família Salley, mas, como dizia o Rev. Robert Lodurich, “a luz do Evangelho não se apagou, ficando acesa pelos esforços dos poucos fiéis dirigidos pelo novo crente, Sebastião Herculano de Souza”. Ele pastoreou a Igreja até outubro de 1941. Então, o Rev. Robert Lodurich foi visitar os crentes e mudou-se para Jataí em junho de 1942, inaugurando o templo em 11 de outubro de 1942.

Com muito zelo e trabalho, a congregação conseguiu sua organização eclesiástica no dia 01 de dezembro de 1946 e, na ocasião, foram eleitos os dois primeiros presbíteros: Herculano Modesto de Souza e Sebastião Herculano de Souza. No mesmo dia, aconteceram as profissões de fé de dez pessoas, totalizando 41 membros.

Nesses 64 anos de história, a Igreja Presbiteriana Central de Jataí, pela graça de Deus, organizou a Igreja Presbiteriana Betel de Jataí e a Igreja Presbiteriana Betânia de Jataí, a Congregação Presbiteriana Filadélfia, a Congregação Presbiteriana Jacutinga, a Congregação Presbiteriana de Alto Araguaia - MT e a Congregação Presbiteriana de Araguainha - MT.

Hoje, a Igreja Presbiteriana Central de Jataí tem três pastores, os reverendos Edson Souza Gonçalves (titular), Jurandir Orestes Menezes (pastor da Congregação Filadélfia) e Salatiel Vieira. Além dos missionários João Batista (pastor da Congregação Alto Taquari) e Lenita Costa (responsável pela Congregação Jacutinga).

Louvamos a Deus por esses 67 anos de organização de nossa Igreja.

Jornal Brasil Presbiteriano