Santa Ceia

Santa Ceia

Pastoral

Boletim IPJ, 18 de julho de 2010

O Poder de Uma Equipe

Rev. Djaik Souza Neves

Outro dia vi a parte de um filme que havia uma equipe de futebol com duas moças que disputavam a artilharia, sendo que a jogadora que fizesse mais gols seria chamada para jogar um campeonato superior, o que gerou uma tremenda rivalidade e disputa entre elas. No último jogo, aquela que marcasse mais gols seria a escolhida para o outro time; no finalzinho do jogo a protagonista do filme (é claro) teve a chance de marcar o gol e ser escolhida, mas ela estava frente a frente com o goleiro e poderia ser que perdesse o gol, enquanto a sua rival apareceu livre do outro lado; num gesto de altruísmo e de trabalho em equipe ela, finalmente, passou a bola para a sua companheira de equipe e esta marcou o gol e foi convocada.

A Bíblia por várias vezes compara a vida cristã a uma corrida, uma luta, uma disputa em que, como no caso dos esportes, se exige esforço, disciplina e dedicação pra que se alcance a vitória. E ainda que numa ocasião Paulo diga que precisamos nos esforçar como aquele atleta que sozinho vai ganhar o prêmio, o que se destaca nas Escrituras com respeito a esta “Olímpiada da Fé” é que a Igreja é uma equipe em que a cooperação entre os que fazem parte dela é fundamental para o seu sucesso.

Ainda que, como alguns jogadores, nós muitas vezes sejamos tentados a jogar para nós mesmos e chegarmos sozinhos ao estrelato e à glória, como qualquer outra equipe precisamos entender a necessidade que temos um do outro e, especialmente, a necessidade de jogar em função do grupo para que, através da cooperação de cada diferente parte do time possamos chegar ao “goal” (objetivo, em inglês) que o Organizador do campeonato estabeleceu.

O centroavante Paulo (o apóstolo) disse numa de suas instruções para o Time de Cristo (a Igreja) que Deus estabeleceu cada jogador na sua posição de modo que todos cooperem para o bom desenvolvimento da equipe. Pode ser que você, necessariamente, não faça o gol, mas saiba que a sua participação e cooperação são fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Brasil Presbiteriano