Santa Ceia

Santa Ceia

Pastoral


A Igreja Local – Igreja de Cristo

Cada igreja local é uma manifestação da única Igreja [...] e deverá incorporar a natureza dessa Igreja, como a família regenerada do Pai, o corpo ministerial de Cristo e a comunhão sustentada pelo Espírito Santo. 
No processo de separar-se da Igreja Católica Romana, os Reformadores precisavam estar certos a respeito de quais seriam as marcas da Igreja verdadeira.

Nas Escrituras, eles acharam a resposta em termos de dois critérios.

1.       A fiel pregação da Palavra de Deus.

Isso significa que a Igreja ensina o evangelho cristão de acordo com as Escrituras. Qualquer grupo que nega a Trindade, a divindade de Cristo, a expiação pelos pecados ou a justificação pela fé somente se comporta como os separatistas dos tempos primitivos da Igreja, cuja negação da Encarnação (1Jo 4.1-3) levou João a dizer: “não eram dos nossos” (1Jo 2.19).

2.       O correto uso dos sacramentos.

Esse critério significa que o Batismo e a Ceia do Senhor são usados e explicados como exposições do evangelho da fé em Cristo. Transformar esses Sacramentos em superstições que anulam a suficiência da fé em Cristo é solapar a identidade da Igreja, como qualquer outra coisa que obstrua a fé em Cristo.
Um propósito do Batismo é identificar aqueles que são recebidos na Igreja visível.
A Ceia do Senhor confirma, para os fiéis, sua condição de membros da Igreja e sua comunhão uns com os outros e com Cristo.
Os cristãos têm encontrado outras marcas de identidade além dessas duas. Lutero especificou as chaves da disciplina (Mt 16.19), um ministério autorizado (At 14.23; 20.28), o culto público (Hb 10.25) e o “sofrimento sob a cruz” (At 14.22; 20.29). 
As igrejas Reformadas especificaram o funcionamento de uma disciplina, frequentemente chamando a disciplina como a terceira marca da Igreja visível (Tt 1.13; 2.15; 3.10). Os carismáticos indicam o ministério ativo de cada crente como uma marca da verdadeira Igreja (Ef 4.7-16).
Essas marcas adicionais, contudo, não são essenciais da mesma maneira que as duas primeiras.
Uma igreja à qual faltam essas marcas adicionais é seriamente deficiente, porém não seria verdadeiro dizer que ela não é igreja de Cristo.

Fonte: Nota da Bíblia de Genebra, pg 1530 – A igreja local
           Carlos R. R. Junior – Blog Reformando-me
 
Catecismo Maior
Pergunta 26: “Como é o pecado original transmitido de nossos primeiros pais à sua posteridade?”
Resposta: O pecado original é transmitido de nossos primeiros pais à sua posteridade por geração natural, de maneira que todos os que assim procedem deles são concebidos e nascidos em pecado” (Sl 51.5; Jo 3.6).

Pergunta 27: “Qual a miséria que a queda trouxe sobre o gênero humano?
Resposta: A queda trouxe sobre o gênero humano a perda da comunhão com Deus (Gn 3. 8,24), o seu desagrado e maldição, de modo que somos por natureza filhos da ira (Ef 2. 2,3), escravos de Satanás (II Tm 2.26; Lc 11.21,22; Hb 2.14; Lm 3.39) e justamente expostos a todas as punições, neste mundo e no vindouro” (Rm 6.23; Mt 25.41,46).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Brasil Presbiteriano