Santa Ceia

Santa Ceia

Pastoral


O que o Carnaval tem a nos ensinar?

Muitos de nós poderemos responder essa pergunta com um sonoro e retumbante: NADA. Mas será mesmo que o carnaval não tem nada a nos ensinar? O carnaval tem, sim, algumas coisas a nos ensinar. A palavra de Deus diz que "os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz" (Lc 16:8).
Assistindo um programa de TV, vi uma matéria que falava sobre as escolas de samba. E foi aí que percebi que o carnaval tem algumas lições a nos ensinar. Algo importante que podemos aprender com o carnaval e com as escolas de samba é em relação às crianças. Há um espécie escola de samba mirim, onde as crianças têm os seus próprios dias de ensaio e de desfile. Esse projeto visa ensinar as crianças a amarem o samba e o carnaval.
O que podemos aprender com isso? Aprendemos que é desde criança que devemos ensinar as crianças a amarem a Deus e a se envolverem com a Igreja. Infelizmente alguns pais negligenciam isso com seus filhos. Há crianças que só vem à igreja na escola dominical, pouco vem aos cultos e raramente vem aos trabalhos da semana. Em muitos casos será mais fácil uma criança da escola de samba amar o carnaval do que as crianças da igreja amar a Deus e a igreja.
Outra lição que podemos aprender com o carnaval, é o empenho que as pessoas fazem e amor com que elas se doam. As pessoas passam metade de um ano inteiro preparando os carros alegóricos e as fantasias. Fazem tudo com esmero e cuidado; e isso para durar apenas alguns minutos na passarela. É uma dedicação tal, que pode ser frustrada, e que tem um valor fútil.
O que podemos aprender com isso? Aprendemos que devemos colocar todos os nossos esforços e amor a serviço do Reino de Deus. Se eles fazem o que fazem por coisas fúteis e passageiras, muito mais deveríamos fazer pelas coisas eternas. O crente mais fraco espiritualmente e mais leigo deveria ser mais disposto para a obra de Deus, do que aquele que dá o seu máximo pelo carnaval.

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" (1ª Co 15:58).
Fonte: Igreja Presbiteriana de Vila Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornal Brasil Presbiteriano